Como Plantar Mandioca

A Mandioca possui o nome científico de Manihot esculenta. Ela costuma ser chamada de mandioca brava ou mandioca mansa, conforme a quantidade de cianeto que são produzidos em suas raízes. Logicamente as mandiocas bravas produzem muito mais. A mandioca mansa também é popularmente conhecida como aipim ou macaxeira. Ela é uma planta de origem tropical, nativa do Brasil.

Como Plantar Mandioca

Onde plantar Mandioca

Ela precisará de temperaturas acima dos 18°C para conseguir se desenvolver bem, sendo ideal um clima quente e úmido para o seu cultivo. A mandioca precisará de uma boa luminosidade, conseguindo se desenvolver em sombra parcial ou sob luz solar direta.

A mandioca é uma planta resistente, podendo ser plantada em solos pouco férteis, desde que não fiquem encharcados. Vale lembrar que solos argilosos ou muito compactados não são interessantes, pois irão atrapalhar o desenvolvimento das raízes. O solo portanto deverá ser leve e permeável, preferencialmente rico em matéria orgânica. Ele deverá permanecer sempre úmido, já que a mandioca é sensível a falta de água, especialmente nos primeiros 5 meses de cultivo. Quando adultas acabam ganhando uma certa tolerância para a seca.

Como conseguir mudas de Mandioca

Faça o plantio utilizando-se de pedaços do caule, escolha plantas adultas e que sejam saudáveis. Tais pedaços são conhecidos como manivas, e devem ter de 15 a 25 cm de comprimento, com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro. Faça as covas com 5 a 10 cm de profundidade e coloque as manivas na posição horizontal, vertical ou obliqua.

Se colocar na posição vertical ou inclinadas as plantas ficarão com raízes mais profundas, dando mais trabalho para colher, porém mais manivas irão brotar. Na posição horizontal as manivas ficam com as raízes mais superficiais, facilitando a colheita, porém nem todas irão pegar. O mais indicado é que você consiga as mudas de mandioca no momento da colheita, aproveitando os caules que são arrancados durante o processo.

Cuidados ao plantar Mandioca

Recomenda-se um espaçamento de 1 metro entre as fileiras e 50 cm entre as plantas. O espaço varia conforme a qualidade do solo, variedade plantada e clima do local. Você também pode fazer o plantio em fileiras duplas. Neste caso colocará uma fileira a 2 metros de distância da próxima, e a terceira fileira ficará a 60 cm da 2º fileira. Basicamente ficará 1 fileira, após 2 metros uma outra fileira, após 60 cm uma terceira fileira e assim sucessivamente.

Sempre retire as plantas invasoras, deixando assim os nutrientes do solo exclusivamente para a planta. Qualquer tipo de poda irá fazer a produção cair, portanto só retire mudas na época da colheita.

Quando colher a Mandioca

O início da colheita varia muito, de 6 meses a 3 anos, contudo a maior parte das variedades irá demorar entre 12 a 18 meses. A planta inteira possui 2 glicosídeos cianogênicos, linamarina e lotoaustralina. Sempre que a planta é danificada, por exemplo na colheita, estes glicosídeos são decompostos. Isso libera cianeto de hidrogênio (HCN), que também é conhecido como ácido cianídrico, que é altamente tóxico, desta forma não se deve comer nenhuma parte da planta crua.

A mandioca mansa pode ser consumida cozida, frita ou em forma de farinha, e durante estes processos ela perderá essa substância nociva. As folhas também podem ser utilizadas, mas devem ser picadas e lavadas diversas vezes. A mandioca brava deve ser preparada com muita atenção, sendo utilizada especialmente como farinha. Aproveite para ver como plantar quiabo.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!