Como Plantar Mandioquinha

A Mandioquinha possui o nome de Arracacia xanthorrhiza, e também é conhecida como mandioquinha salsa, batata-baroa, baroa e batata-salsa. Ela é originária dos Andes e chega até a 1 metro de altura, adaptando-se muito bem a baixas temperaturas e a grandes altitudes. Essa planta é muito rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e E, carboidratos, potássio, silício, fósforo, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio, ou seja, é bem completa nutricionalmente.

Como Plantar Mandioquinha

Onde plantar Mandioquinha

Se desenvolve bem em temperaturas mais altas ou baixas, desde que não sejam tão extremas. Outro detalhe interessante é que ela gosta de ser cultivada em grandes altitudes, crescendo melhor entre 1700 m e 2500 m de altitude, porém pode ser plantada em altitudes menores. Ela tolera ser plantada em sol pleno ou em sombra parcial, mas temperaturas variando entre 15°C e 18°C são recomendadas para seu melhor desenvolvimento.

Cultive a mandioquinha em solos férteis, leves e ricos em fósforo. Ele também deverá ser bem limpo, sem pedras ou outros detritos que irão atrapalhar o desenvolvimento da planta. Solos mais pesados, muito compactados ou argilosos também não são recomendados. Irrigue para manter o solo sempre úmido, sem contudo ficar encharcado, mas lembre-se que ela não tolera a falta de água.

Como conseguir mudas de Mandioquinha

Normalmente a propagação desta planta é feita através da divisão de plantas adultas, que sejam boas produtoras. Pegue a touceira e separe os rebentos, que são as brotações de novas plantas, escolhendo os mais fortes e sadios. Uma touceira de mandioquinhas costuma oferecer de 10 a 30 mudas.

Retire as mandioquinhas e deixe as touceiras espalhadas na sombra, por uns 15 dias, para que as folhas murchem. Esse processo ajuda as mudas a enraizarem e pegarem. Em seguida pegue os rebentos e os deixe parcialmente dentro de um pote com água, até enraizarem. Nem todas as variedades de mandioquinha produzem sementes, e as que produzem tem uma baixa taxa de germinação.

Cuidados ao plantar Mandioquinha

Recomenda-se deixar entre 70 a 80 cm entre as fileiras e 40 cm entre mudas de mandioquinha, variando conforme a fertilidade do solo, clima, região e a variedade escolhida. Você pode preparar camalhões, que são canteiros com a parte central mais alta, afim de facilitar a colheita. Retire as plantas invasoras, deixando assim todos os nutrientes e recursos do solo exclusivamente para a planta. Outro cuidado interessante é retirar as inflorescências assim que elas aparecerem, isso irá aumentar a produtividade.

Quando colher a Mandioquinha

Após 7 a 14 meses do plantio você poderá fazer a colheita da mandioquinha, basta esperar que as folhas comecem a amarelar. Colha tudo no máximo 1 mês após isso, já que se esperar muito as raízes começarão a ficar mais fibrosas e duras, adquirindo um sabor desagradável. Caso possua plantas mais velhas, é bem provável que só conseguirá aproveitar as raízes mais jovens. As folhas jovens também são aproveitadas na culinária, sendo consumidas cruas ou cozidas. Já folhas velhas só são aproveitadas se forem cozidas. Veja também como plantar Inhame.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!