Como Plantar Manga

A Manga possui o nome científico de Mangifera indica, e ela é uma fruta exótica, originária da Índia. Ela foi uma das primeiras frutas trazidas ao Brasil, assim que aconteceu o descobrimento, adaptando-se facilmente ao nosso clima. Isso fez com que atualmente o país seja o 3º maior produtor do mundo. A mangueira pode ser facilmente cultivada. Se tiver uma boa irrigação e adubação conseguirá crescer e produzir rapidamente, em todas as regiões do Brasil. A planta pode atingir mais de 20 metros de altura, porém recomenda-se que seja podada, ficando com algo próximo aos 3 metros.

Como Plantar Manga

Onde plantar Manga

A manga é uma planta de clima tropical. Sendo recomendado que o plantio seja feito em locais mais quentes e secos, com estações bem definidas. Assim ela irá conseguir uma maior capacidade produtiva, especialmente se for bem irrigada. Ela também conseguirá produzir em locais mais frios. A planta precisará de muita luminosidade, sendo indicado ficar no sol pleno.

No Brasil qualquer época é boa para fazer mudas de manga, especialmente a primavera e o verão. Caso faça o plantio durante o inverno, será interessante deixar a muda protegida do frio, colocando-a dentro de casa ou em uma estufa por exemplo.

Como conseguir mudas de Manga

A forma mais indicada para fazer o plantio é comprando/fazendo mudas enxertadas. Desta forma a muda terá as características da planta mãe e conseguirá produzir com rapidez, em cerca de 2 anos. Você também poderá plantar uma semente, porém o tempo necessário para o desenvolvimento e inicio de produção da mangueira será muito maior. Geralmente você terá que esperar 8 ou mais anos para poder colher a sua primeira manga.

A mangueira aceita bem praticamente todos os tipos de solo, até mesmo os mais arenosos e secos, porém precisará de irrigação constante, de modo que fique sempre úmido, sem contudo ficar encharcado, já que isso poderá fazer com que as raízes apodreçam.

Além do plantio tradicional, diretamente no solo, você poderá plantar em um vaso grande, com capacidade de pelo menos 50 litros. Coloque argila expandida, pedras, cacos de telha ou outros materiais semelhantes no fundo do vaso, para que ele fique com uma boa drenagem. A mangueira precisará de sol, então o vaso deverá ficar num local adequado, por pelo menos algumas horas de sol por dia.

Cuidados ao plantar Manga

Ao plantar a sua muda, faça uma cova e coloque 20 litros de esterco de curral curtido, 250 gramas de superfosfato simples e 250 gramas de calcário. Caso não tenha acesso ao esterco, procure uma casa de produtos agropecuários e peça um similar. Misture bem os adubos acima a terra. Caso queira, substitua por adubos orgânicos.

No 1º ano de vida da mangueira você deverá fazer uma poda para dar forma a copa. Um cuidado interessante é pincelar a árvore com uma pasta a base de cobre ou tinta látex. Pragas como cochonilhas nas folhas e no tronco, bem como perfurações por brocas nos ramos podem acontecer, por isso fique de olho na sua árvore. Um cuidado interessante é colocar pequenos sacos, como de TNT, envolvendo as frutas quando elas nascerem. Esse procedimento evita o ataque de pragas, como a mosca da fruta.

Você também deverá podar a árvore após ela frutificar, mantendo-a num tamanho mais compacto O espaçamento indicado para o campo é de aproximadamente 7 metros x 6 metros ou até mesmo 6 metros x 4 metros, desde que sejam feitos podas para manter a árvore no tamanho aproximado de 3 metros de altura.

Quando colher a Manga

É possível colher as primeiras mangas 2 anos após o plantio de mudas enxertadas. Geralmente o ponto ideal da colheita irá depender da variedade escolhida. De modo geral é preferível colher quando ela estiver “de vez”, já que se estiver muito ver ela não ficará saborosa. Por outro lado, frutas muito maduras irão amassar muito facilmente, diminuindo assim o tempo disponível para serem consumidas. Veja também como plantar Pera.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!