Como Plantar Manjericão

O Manjericão também é conhecido como basílico, possui o nome científico de Ocimum basilicum. É uma planta anual que chega a medir até 1,5 m de altura. Existem mais de 100 variedades de manjericão. O principal uso são das folhas, que são consumidas como erva culinária, especialmente em pratos italianos e de diversos países do sul da Ásia. Além do uso culinário, também é utilizado de forma medicinal, combatendo o cansaço, depressão, enxaqueca e insônia.

Como Plantar Manjericão

Onde plantar Manjericão

Ele irá se desenvolver melhor em locais com temperaturas acima dos 18°C. A planta não é resistente a baixas temperaturas. Se a sua localidade for fria, deverá fazer o plantio em estufas ou então nos meses mais quentes do ano. Em locais de clima mais quente o plantio poderá ser feito durante todo o ano.

O manjericão precisará de uma grande luminosidade, recebendo luz solar direta por algumas horas diariamente. O solo para cultivar o manjericão deverá ser bem leve, fértil e rico em matéria orgânica, sendo mantido de preferência levemente úmido. A planta é intolerante tanto a falta quanto ao excesso de água, então tenha atenção especial a este item.

Como conseguir mudas de Manjericão

Você poderá fazer o plantio através de sementes, para isso basta colocá-las diretamente no local definitivo da horta ou no vaso. Outra forma é fazer as mudas em sementeiras ou outros potes pequenos. Espere até que as pequenas mudas tenham pelo menos 6 folhas definitivas, com 10 a 15 cm de altura, para então fazer o transplantio para o local definitivo.

Você pode fazer o cultivo em vasos médios ou grandes, sendo que o manjericão irá dar uma boa colheita, mesmo ficando com um tamanho menor do que se fosse plantado diretamente no solo. Dê preferência a cultivares menores caso faça o plantio em vaso, já que como falamos tem algumas variedades que passam de 1,5 metros de altura.

Cuidados ao plantar Manjericão

Você deverá retirar as plantas invasoras, deixando os nutrientes para a planta principal. Recomenda-se a um espaçamento de 60 centímetros entre linhas e 40 centímetros entre plantas, caso faça um canteiro. Um cuidado importante é retirar as flores da planta, cortando-as fora, de forma que a planta fique mais forte e produza mais folhas.

Quando colher o Manjericão

Assim que a planta estiver bem desenvolvida, com cerca de 2 a 3 meses após o plantio, você poderá iniciar a colheita. O mais indicado é esperar pelo menos 3 meses, de forma que a planta fique mais forte e vigorosa. Veja também como plantar Manjerona.

Segredos de uma horta produtiva!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações para que sua horta/pomar fique mais bonita e produtiva!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários