Como Plantar Manjerona

A Manjerona possui o nome científico de Origanum majorana, e ela é uma planta perene que atingirá de 30 cm a 60 cm de altura, sendo muito utilizada na culinária. Ela é semelhante ao orégano, porém possui um sabor mais delicado e suave. Suas folhas pequenas e ovaladas são muito perfumadas e aromáticas! Ela pode ser cultivada em todo o Brasil, inclusive dentro de casa, desde que receba um pouco de sol ao longo do dia.

Como Plantar Manjerona

Onde plantar Manjerona

A planta prefere climas mais amenos a quentes, não suportando o frio, especialmente temperaturas abaixo de 10°C. Também será necessário que a planta receba luz solar direta por algumas horas diárias. Seu sabor e aroma ficam mais agradáveis caso seja cultivada a sol pleno.

O solo para o cultivo deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica, desenvolvendo-se melhor em solos calcários, com pH levemente alcalino ou neutro. Isso não impede seu cultivo em outros solos, já que ela é bastante resistente. O solo deverá ficar levemente úmido, sem excessos, já que tanto pouca quanto muita água irão prejudicar o seu desenvolvimento.

Como conseguir mudas de Manjerona

Você poderá fazer o plantio utilizando-se de sementes ou através da estaquia. Ele poderá ser feito diretamente no canteiro ou então em sementeiras ou outros locais. Faça o transplantio das mudas quando elas estiverem com cerca de 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, ou seja, grandes o suficientes para não sofrerem danos no transplante. Coloque as sementes superficialmente, não enterrando-as mais do que 0,5 cm de profundidade. A germinação é demorada, precisando de cerca de 1 mês para acontecer.

Para fazer a estaquia você precisará escolher ramos saudáveis e adultos, com pelo menos 10cm de comprimento. Enterre cerca de 6 cm do ramo em terra úmida, de preferência em vasos. Mantenha-os em um local bem fresco e iluminado, sem contudo pegar luz solar direta, deixando-os lá até que estejam bem enraizados.

Cuidados ao plantar Manjerona

Deixe cerca de 20 cm entre as plantas e de 30 a 40 cm entre as linhas de plantio, caso esteja fazendo uma plantação maior. Ela também é facilmente plantada em jardineiras ou vasos médios. Qualquer planta invasora deve ser retirada do local, deixando os nutrientes para a planta principal.

Quando colher a Manjerona

Após 60 a 90 dias de plantio você poderá fazer a colheita das primeiras folhas, retirando individualmente sempre que necessário. Outra forma de colheita e retirar todos os ramos, deixando pelo menos 10 cm da planta, acima do solo, para que ela possa rebrotar. As folhas da manjerona também são consumidas, sendo utilizadas como condimento, para isso deve-se fazer a colheita assim que elas abrirem.

Tanto as folhas quanto as flores devem ser colhidas e deixadas em um local escuro, seco e bem ventilado, desta forma elas irão secar naturalmente e ficarão com um sabor mais forte. o pé de manjerona ficará produtivo por 2 ou 3 anos, em um local com clima indicado. Já em locais mais frios ela deve ser replantada todos os anos. Veja como plantar Louro.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!