Como Plantar Maracujá

O Maracujá possui o nome científico de Passiflora edulis. Ele é muito conhecido pelas suas propriedades calmantes e relaxantes. Conseguindo melhorar a qualidade do sono, tudo isso devido a substância passiflorina. Cerca de 150 variedades são nativas do Brasil, das mais de 500 espécies conhecidas ao redor do mundo. Apesar desta enorme variedade, somente 4 ou 4 são cultivadas com finalidade comercial. Os principais usos são como suco, geleia, mousses, sorvete e molho para carne e peixe.

Como Plantar Maracujá

Onde plantar Maracujá

É uma planta tropical, que prefere temperaturas acima de 25ºC, não gostando de geadas ou ventos frios. No Brasil ela conseguirá ser cultivada em praticamente todos os locais. Consegue crescer bem durante todo o ano, exceção aos períodos de inverno. Ele também irá precisar de muita luz, com pelo menos 12 horas de luminosidade por dia, de forma que possa florescer e ter uma grande produção.

O maracujazeiro gosta de solos leves, profundos e bem drenados, já que não poderá ficar em locais encharcados, ou as raízes podem apodrecer. Para ter um bom desenvolvimento a planta deverá ter uma boa quantidade de chuvas, que deverão ser bem distribuídas ao longo do cultivo, já que ele também não gosta de chuvas fortes, especialmente na época de polinização das flores. Períodos longos de seca também irão prejudicar o desenvolvimento da planta.

Como conseguir mudas de Maracujá

Você poderá fazer a semeadura do maracujá nos meses de julho a agosto, usando sacos plásticos ou qualquer recipiente que tenha a disposição, colocando 3 a 5 sementes em cada um. Após as sementes germinarem, o que pode demorar até 1 mês, aguarde cerca de 20 dias e então elimine as mudas menores, deixando a maior e mais vigorosa. Espere até que esta muda tenha de 2 a 3 meses para poder fazer o transplantio para o local definitivo. Neste ponto as mudas deverão ter de 20 a 25 cm de altura.

Assim que fazer o transplantio você deverá irrigar as mudas, mantendo o solo úmido até que ela pegue completamente. Outra forma de propagação é a estaquia, para isso você deverá retirar um galho com 3 a 4 gemas, deixando uma folha em uma ponta, cortando essa folha ao meio. Em seguida basta a estaca em uma mistura úmida de areia com terra, e aguardar enraizar.

Cuidados ao plantar Maracujá

Será necessário um sistema de sustentação para guiar a planta, já que o maracujá é uma planta trepadeira e precisará de algo para se agarrar e crescer. Você poderá usar uma cerca ou fazer o seu guia, podendo ser em formato de “T”. Outro cuidado importante é fazer a poda da planta, para isso basta esperar que o ramo principal chegue no topo da guia, em seguida corte-o, dessa forma ele irá se dividir em 2 ramos laterais.

Elimine os ramos velhos e improdutivos que surgem nos braços principais do maracujazeiro. Deixe apenas o ramo principais e os 2 cordões horizontais que formam um “guarda-chuva” e dão origem a cortina (Veja a imagem abaixo).

Poda do Maracujá

Quando colher o Maracujá

A colheita do maracujá geralmente acontece de janeiro a julho, após 1 ano ou mais do plantio. Para isso basta sacudir suavemente os ramos para que os frutos maduras caiam no chão. Em cultivos comerciais o pé de maracujá costuma ser rentável por 2 a 3 colheitas, devendo então ser replantado. Veja também como plantar Uva.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!