Como Plantar Melancia

A Melancia, que tem o nome científico de Citrullus lanatus, é uma fruta impressionante, especialmente devido ao tamanho, sendo possível encontrar frutas com até 20kg, que em sua maioria será apenas água. Ela possivelmente se originou no norte da África, onde tem-se relatos de ser cultivada e consumida a mais de 4 mil anos.

como-plantar-melancia

Atualmente a melancia é encontrada em grande parte das regiões tropicais do mundo. Os ramos da planta atingem vários metros de comprimento, e devido ao grande peso dos frutos, ela é cultivada no solo, mas nada impede de ser cultivada como uma planta trepadeira, tipo a vagem, desde que os suportes sejam resistentes para aguentar a planta.

Onde plantar Melancia

Ela crescerá melhor em locais mais quentes, com temperaturas variando entre 20°C e 34°C. Em locais muito frios costuma-se cultivá-la em estufas. Elas tornam-se mais saborosas se forem cultivadas em locais que possuam baixa umidade do ar. Outro ponto importante é que ela necessita de muita luminosidade e de luz solar direta para o completo desenvolvimento. Normalmente a polpa é vermelha, porém existem variedades amarelas, laranjas ou brancas.

A melancia gosta de solos mais arenosos, que sejam bem drenados e leves. Ele também deverá ser fértil e rico em matéria orgânica, com o pH variando entre 6,0 e 6,8. Esse solo deverá ficar úmido durante o crescimento da planta. Quando os frutos estiverem se desenvolvendo e/ou amadurecendo, a irrigação deverá ser diminuída. Isso faz com que os frutos fiquem mais saborosos e doces. Lembre-se que ela é uma planta de crescimento rasteiro, por isso um solo encharcado poderá danificar a planta e os frutos.

Como conseguir mudas de Melancia

Você poderá plantar as sementes diretamente no local definitivo ou utilizar pequenos vasos ou sacos de mudas. Nos dois casos ela irá precisar de um local aquecido para se desenvolver. Se estiver fazendo frio dê preferência por fazer as mudas em um local que você poderá controlar a temperatura. Entre 4 a 14 dias após a semeadura você irá começar a ver as pequenas mudas se desenvolvendo. As mudam poderão ser transplantadas quando estiverem com 10 a 15 cm de altura.

Será necessário deixar um espaço de 2 a 3 metros entre as plantas. Desta forma ela poderá se desenvolver completamente, sem disputar recursos e também a luz solar com as plantas vizinhas. Você pode até plantar um pé de melancia em um vaso grande, mas lembre-se que ele precisará de um grande espaço para se desenvolver.

Cuidados ao plantar Melancia

Para que os frutos apareçam será necessário a presença de insetos polinizadores, especialmente de abelhas. Se você for plantar poucos pés de melancia em seu quintal, e caso não veja nenhuma abelha pelo local, poderá fazer a polinização manual, usando um pincel bem suave. Assim como na Abóbora, existem flores masculinas e femininas na planta.

Caso tenha poucas plantas, procure colocar palha, um pedaço de madeira ou outro material debaixo de cada fruto, evitando que eles fiquem em contato direto com a terra, diminuindo assim as chances delas serem atacadas por pragas ou doenças.

Quando colher a Melancia

Com cerca de 80 a 110 dias após o plantio você já começará a colher as primeiras melancias, dependendo da variedade que foi escolhida e das condições da plantação. Você poderá saber se a melancia está madura quando der batidas com os dedos na planta, como se fosse um “cascudo” ou se estivesse batendo em uma porta, e escutar um som oco. Se você não virar os frutos, durante o desenvolvimento, a parte que fica para baixo tende a ficar amarelada quando a melancia amadurecer. Veja também como plantar Banana.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!