Como Plantar Milho

O Milho possui o nome científico de Zea mays. Ela é uma das plantas mais cultivadas do mundo, tendo se alterado bastante desde as espécies selvagens da qual se originou. Possui uma grande diversidade de variedades, incluindo híbridos. A planta chega a ter de 70 cm até 2,5 m de altura, atingindo o tempo de colheita entre 3 a 10 meses. Existem variedades específicas, como os milhos plantados para fazer farinha, estourar pipoca ou para serem utilizados como milho verde.

Como Plantar Milho

Onde plantar Milho

Ele consegue se desenvolver bem em diversas condições de clima. Existem variedades adaptadas a mais variadas condições de temperatura e umidade. Geralmente não suporta temperaturas muito baixas, sendo considerado ideal que o tempo tenha pelo menos 16°C durante o ciclo de vida da planta. No outro extremo, temperaturas muito elevadas podem atrapalhar a polinização, prejudicando o desenvolvimento das espigas.

O milho precisa de muita luminosidade, devendo ficar exposto a luz solar direta por algumas horas, todos os dias. Plante-o em um terreno bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH considerado ideal para o correto desenvolvimento é de 5,5 a 6,8. O solo deverá ficar sempre úmido, sem contudo ficar encharcado. As raízes do pé de milho ficam mais na superfície da terra. Isso faz com que elas sejam sensíveis a falta de água durante o seu desenvolvimento. Quando as espigas estiverem grandes a quantidade de água poderá ser menor.

Como conseguir mudas de Milho

As sementes normalmente são plantadas diretamente no canteiro definitivo. Você também poderá fazer as mudas em sementeiras ou em outros recipientes, transplantando-as quando estiverem com cerca de 8 a 10 cm de altura. As sementes de milho germinam com muita facilidade.

Você também poderá fazer o plantio em vasos grandes. Ele deve ter pelo menos 50 cm de diâmetro, onde poderá plantar 3 ou 4 sementes. É interessante que se tenha pelo menos 4 pés de milho plantados, sendo recomendado a quantidade de 9. Isso irá facilitar a polinização das plantas pelo vento. Dê preferência para colocar as plantas formando um quadrado ou triângulo, e não uma linha reta, deixando-a bem compactada.

Cuidados ao plantar Milho

O espaçamento entre as plantas irá variar conforme o cultivar escolhido. Geralmente 1 metro entre as linhas e 20 cm entre as plantas irá atender de forma satisfatória as necessidades da planta. Para pequenas plantações pode-se usar tamanhos menores, como 20 cm entre as plantas.

Vale lembrar que o ideal é plantar apenas um tipo de milho, ou que eles sejam plantados em períodos diferentes, de forma que variedades diferentes não floresçam juntas. Recomenda-se uma distância de pelo menos 400 metros entre variedades diferentes. O milho irá assumir as características externas da planta que o polinizou, por isso as espigas poderão ficar diferentes daquela que você plantou.

Retire todas as plantas invasoras do seu local de cultivo, de preferência quando ainda forem jovens. Plantas maiores ao serem arrancadas podem danificar as raízes do milho. Esta planta costuma ser bem exigente em nutrientes, sendo necessário que se façam adubações durante o ciclo de vida da planta. Um sinal claro da falta de nutrientes é quando as folhas jovens começam a amarelar e perdem a força.

Quando colher o Milho

Existem variedades que são colhidas com apenas 3 meses após o plantio, já outras precisam de cerca de 10 meses. Para se usar como milho verde as espigas devem ser colhidas quando estiverem bem grandes e desenvolvidas, mas antes de começarem a secar.

Você pode dar uma olhada na espiga, quando elas estiverem com os estigmas, que são os “cabelos”, na cor marrom a colheita poderá ser feita. Abra um pouco a espiga e olhe o milho, apertando-o para saber se está ou não no ponto desejado. Para outros tipos de uso, como por exemplo para fazer fubá ou pipoca, deve-se esperar até as espigas secarem completamente. Veja também como plantar alcachofra.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!