Como Plantar Morango

O Morango possui o nome científico de Fragaria x ananassa e é uma planta híbrida. Ele surgiu na França de forma espontânea, durante o século XVIII. O morangueiro é o resultado do cruzamento de 2 espécies silvestres, a Fragaria virginiana e a Fragaria chiloensis. Seu resultado deu tão certo, devido a grande produtividade e ao tamanho dos frutos, que acabou se tornando o morango mais cultivado do mundo. Na verdade o morango é um fruto falso, já que ele é o resultado do crescimento do tecido onde ficam os ovários da flor. O fruto real do morangueiro é o que se popularmente chama de “sementes”, ou seja, é um fruto seco.

Como Plantar Morango

Onde plantar Morango

Existem variedades de morango que se desenvolvem bem em diversas temperaturas. Algumas podem ser cultivadas em locais quentes, porém sempre será necessário que o local tenha pelo menos um período com temperaturas baixas durante o inverno. Recomenda-se que a temperatura durante o desenvolvimento do “fruto” do morangueiro não passe dos 22°C. Muitos afirmam que os morangos ficarão maiores e mais saborosos se tiver sol durante o dia e a noite esfriar. Ele pode ser cultivado com certa facilidade em locais com invernos mais frios.

Existem variedade de morango que precisam de dias mais longos, com mais incidência de luz de solar. Já outros são adequados para locais com um dia mais curto e ainda existem os que não sofrem com essa variação de luminosidade. É muito importante que você escolha uma variedade que se adapte bem a sua região.

O morangueiro precisa de uma boa luminosidade para crescer, com algumas horas de luz solar direta todos os dias. Em locais mais quentes pode-se sombrear a plantação nos horários mais quentes. Plantar em estufa é uma opção interessante para quem deseja ter uma grande produção. O morango precisa de um solo bem fértil e rico em matéria orgânica, com pH ideal entre 5,5 e 6,5. Este solo deverá ficar úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Morango

Geralmente o plantio é feito no final do verão até o final do outono, dependendo do clima do local. Em regiões frias inicia-se mais cedo. Você pode fazer o plantio usando os estolhos ou estolões, que são o caule da planta, que cresce, nascendo raízes e brotos, de onde se originam plantas novas. Se você já tiver um morangueiro, poderá retirar as mudas quando elas tiverem de 3 a 5 folhas, plantando-as com 20 a 30 cm de distancia uma da outra.

Outra forma de fazer o plantio é utilizando-se de sementes. Esse método é desaconselhado, já que as mudas tendem a não ter as mesmas características das plantas mãe e também porque elas demoram muito a crescer e começar a produzir os morangos. O morango também é muito cultivado em vasos e jardineiras, bem como na hidroponia, especialmente por conta das suas raízes pouco profundas.

Cuidados ao plantar Morango

Se você plantar os morangos em canteiros, será necessário colocar uma cobertura, evitando que os morangos fiquem em contato direto com o solo. Pode-se usar cobertura morta, como folhas, ou então um plástico opaco. Essa cobertura também ajudará a evitar a presença de plantas invasoras. Existem alguns estudos que mostram que a escolha pela cobertura morta é a mais indicada, pois o morango tente a ficar mais doce e nutritivo.

Se você não quiser novas mudas, corte todos os estolhos que surgirem, dessa forma seu morangueiro irá produzir mais frutas. O pé de morango consegue sobreviver por vários anos, porém só é produtivo por uns 2 ou 3, por isso você deverá fazer a substituição do seu morangueiro. Vários produtores fazem o plantio de novas mudas todos os anos.

Quando colher o Morango

Colha os morangos quando estiverem maduros, todos os dias, ou então a cada 2 dias. Geralmente irá demorar de 60 a 80 dias após o plantio. A colheita poderá prolongar-se por quatro a seis meses. Corte o talo da planta, ou seja, não puxe diretamente o morango. Veja também como plantar Melancia.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!