Como Plantar Mostarda

Existem algumas plantas que popularmente são conhecidas como Mostarda. Elas produzem sementes que são a base da produção do condimento conhecido pelo mesmo nome. Estas plantas também podem ser consumidas na forma de verdura, especialmente quando são jovens. Vale destacar que a variedade de mostarda oriental é a mais utilizada para este fim.

Como Plantar Mostarda

As 3 espécies mais cultivadas de mostarda são:

  • Brassica juncea: Conhecida como Mostarda-oriental, Mostarda-marrom, Mostarda-castanha, Mostarda-da-índia ou Mostarda-da-china. Existem diversas subespécies desta mostarda, inclusive com variedades que possuem folhas verdes, vermelhas ou roxas, com folhas lisas ou crespas, plantas com grandes caules e também com raízes grandes e comestíveis. É a mostarda mais consumida como verdura. Suas folhas, flores, sementes, caules e raízes podem ser utilizados na alimentação, dependendo da subespécie cultivada. As sementes são utilizadas para fazer o condimento mostarda, e principalmente para se fazer o óleo de mostarda ou então para preparar diversos pratos culinários.
  • Brassica nigra: Conhecida como mostarda preta, tem como destaque as sementes, que são utilizadas para fazer o condimento mostarda e também no preparo de diversos pratos. Possui a melhor semente para se obter o óleo, já que são as mais ricas. As folhas e brotos podem ser consumidos cozidos, porém é raro de acontecer. Esta planta pode ultrapassar os 2 m de altura.
  • Sinapis alba, também conhecida como Brassica alba ou Brassica hirta: Conhecida como mostarda branca ou mostarda amarela. Esta variedade é a mais utilizada na fabricação do condimento mostarda. As sementes são amareladas, beges ou castanho claras. Esta variedade também possuem folhas que podem ser consumidas cozidas, desde que sejam colhidas antes da floração, porém não é comum seu consumo. Esta variedade atinge até 1,6 m de altura.

Onde plantar Mostarda

O clima ideal para a mostarda é o ameno, porém ela consegue crescer bem em várias temperaturas, suportando inclusive leves geadas. Ela também suportará um clima quente, porém a produção e qualidade das sementes podem ser prejudicadas caso esteja muito quente durante a floração. De forma geral é recomendado que a temperatura não ultrapasse os 27°C.

A mostarda oriental quando cultivada como verdura tende a não suportar altas temperaturas. As mostardas gostam de luz solar direta, porém podem ser plantadas em sombra parcial, especialmente se estiver no verão ou em locais mais quentes. O solo para o cultivo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, devendo ficar sempre úmido, porém nunca encharcado.

Como conseguir mudas de Mostarda

Você pode fazer o plantio das sementes em sementeiras ou outros potinhos, fazendo o transplante quando elas estiverem com cerca de 5 cm de altura. Normalmente são plantadas diretamente no canteiro definitivo. As mostardas branca e preta são de porte grande, por isso precisam de um espaçamento maior, com pelo menos 50 cm entre as linhas de plantio.

Cuidados ao plantar Mostarda

Para a mostarda oriental normalmente usa-se um espaçamento que varia entre 15 a 35 cm, dependendo da subespécie que está sendo cultivada. A mostarda oriental se desenvolve muito bem em jardineiras ou vasos grandes. Sempre retire plantas invasoras, já que elas irão “roubar” os nutrientes da terra. A mostarda é bastante atacada por formigas cortadeiras saúvas e quenquéns, além de pulgões.

Quando colher a Mostarda

A colheita das folhas da mostarda verdura acontece cerca de 40 a 70 dias após o plantio, variando conforme as condições de clima, cultivo e também pela variedade escolhida. Com 2 a 5 meses após o plantio a mostarda irá florir, e você terá acesso as sementes. As vagens de mostarda oriental devem ser colhidas quando estão bem secas. Já as da mostarda preta e da mostarda branca devem colhidas antes de ficarem secas, uma vez que as vagens destas plantas se abrem e liberam as sementes quando estas estão maduras. Veja também como plantar Rúcula.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!