Como Plantar Nabo

O Nabo possui o nome científico de Brassica rapa var. rapa, e é cultivada para o consumo de raízes, folhas e botões florais, sendo que as variedades voltadas para a produção de raízes são as mais cultivados ao redor do mundo. As raízes do nabo podem ser arredondadas, achatadas, cônicas ou ovaladas, variando de 5 a 20 cm de diâmetro e com a coloração externa totalmente branca ou branca com o topo arroxeado, amarelado ou esverdeado. Internamente ele será branco ou amarelado.

Como Plantar Nabo

Onde plantar Nabo

Ele irá se desenvolver melhor e climas amenos, com temperaturas variando entre 15°C e 22°C. Ele costuma suporta climas mais frios, inclusive com geadas fracas. Se o clima estiver muito quente, possivelmente a planta irá florescer antes do tempo, além disso as folhas poderão ficar com um gosto mais acentuado, forte e amargo. Por fim a raiz não terá um bom desenvolvimento, ficando dura e fibrosa. Recomenda-se que seja plantada recebendo luz solar direta, porém irá se desenvolver em meia sombra, desde que tenha boa luminosidade.

O solo deverá ser fértil e rico em matéria orgânica. Retire pedras e outros detritos que irão atrapalhar o desenvolvimento da raíz, deixando-a torta. Ele não suporta a ausência de boro, por isso é interessante fazer uma análise de solo para saber a real situação. Se o solo for pobre neste micronutriente você poderá utilizar adubos que o contenham em sua fórmula, aplicar boráx ou de ácido bórico no solo antes do plantio.

Outra possibilidade é aspergir as folhas do nabo com uma solução a base de ácido bórico. Prepare essa solução utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para 5 litros de água. Não exagere na aplicação do boro, pois o excesso também é prejudicial. O solo deverá ficar úmido, sendo irrigado sempre que necessário, sem ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Nabo

Geralmente o nabo é semeado no local definitivo, entre o final do verão e inicio da primavera. Se você morar em locais onde o clima é sempre fresco, poderá fazer o plantio durante o ano inteiro. Coloque as sementes a cerca de 0,5 cm no solo, e com no máximo 7 dias as mudas já irão aparecer.

Cuidados ao plantar Nabo

Deixe de 30 a 40 cm de espaçamento entre as linhas de cultivo e de 10 a 25 cm entre as plantas, variando conforme a variedade escolhida para o plantio. Sempre retire plantas estranhas ao cultivo, de forma a deixar o canteiro limpo para que o nabo absorva todos os nutrientes. Pequenas pragas que atacam o Nabo, como lesmas e caracóis, também podem ser retirados.

Quando colher o Nabo

Após 40 a 80 dias da semeadura você estará colhendo os seus primeiros nabos. Este tempo irá variar conforme a qualidade do seu solo e a variedades escolhida para o cultivo. Não demore a colher, pois como falamos, a maioria das variedades de raíz tende a ficar lenhosa com o passar dos dias.

Normalmente as raízes são cozidas, mas também pode-se consumi-las cruas, geralmente sendo raladas. As folhas e flores também podem ser consumidas, cruas ou cozidas. As variedades voltadas para a produção de folhas geralmente são chamados de nabiças.

Caso esteja plantando nabiças, você poderá arrancar a planta inteira, ou cortar o pé, deixando cerca de 5 cm de caule. Isso fará ela produzir novamente, e com cerca de 20 dias você terá uma nova colheita. Caso queira também poderá fazer a colheita individual das folhas. Veja também como plantar Gengibre.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!