Como Plantar Pepino

O Pepino possui o nome científico de Cucumis sativus. É uma planta trepadeira que poderá alcançar de 1 até 3 metros de comprimento. Normalmente consome-se o pepino quando eles ainda não estão maduros, especialmente crús ou em conservas. Ele prefere climas quentes, desenvolvendo-se bem em temperaturas na faixa de 18°C a 30°C. Em regiões frias ou que sofrem com geadas recomenda-se que o cultivo seja feito em estufas. O pé de pepino não gosta de ventos fortes e diretos.

Como Plantar Pepino

Onde plantar Pepino

Ele crescerá com mais facilidade em locais muito luminosos, recebendo luz solar direta por algumas horas diariamente. O solo para plantar pepino deve ser bem fértil e rico em matéria orgânica, com pH ideal entre 5,5 a 6,8. Recomenda-se manter o solo sempre úmido, sem contudo deixar encharcado. Isso faz com que seja necessário uma boa drenagem no local de cultivo.

Como conseguir mudas de Pepino

Geralmente as sementes de pepino não irão germinar satisfatoriamente em temperaturas abaixo dos 20°C. Se a sua região for fria você poderá fazer o plantio em sementes ou em potinhos, deixando-os em um local mais aquecido. Coloque as sementes a 2 ou 3 cm de profundidade. Com cerca de 5 dias elas irão germinar.

Faça o transplante quando as mudas estiverem com as primeiras folhas definitivas. O transplante deve ser feito com cuidado. As mudas não são muito resistentes a essa mudança de local, por isso tente deixar o torrão o mais intacto possível.

Cuidados ao plantar Pepino

O espaçamento recomendado para o Pepineiro irá variar conforme a variedade escolhida e também pelo método de cultivo. Se você for “tutorar” a planta, ou seja, colocar uma guia para que ela fique em pé, poderá deixar um espaço de 60 cm até 1 m entre as linhas de cultivo e de 45 cm a 50 cm entre as plantas. Se for deixar as plantas crescerem rasteiras, poderá usar 2 metros entre as linhas e de 75 cm a 1 metro entre os pés.

Se for cultivar os pepinos visando fazer conserva, diminua a distância para cerca de 1 m entre as linhas e 20 cm entre as plantas. Você poderá cultivar o pepino em vasos, eles devem ter pelo menos 30 cm de diâmetro e profundidade. Retire todas as planta invasoras, deixando os nutrientes para a planta principal.

As pontas das ramas principais devem ser cortados, caso você esteja tutorando a planta. Isso faz co que a planta tenha mais ramos laterais. Corte altura que você desejar que a planta fique. Escolha um tamanho confortável para você manusear a planta ou então na altura do suporte. A maioria dos pepinos precisará ser polinizada, especialmente por abelhas.

Quando colher o Pepino

A colheita dos pepinos começará entre 40 a 70 dias após o plantio, dependendo da variedade escolhida e do propósito da sua plantação. Se for fazer conserva, a colheita será mais cedo, quando estiverem com cerca de 3 cm a 9 cm de comprimento. Colha-os quando estiverem bem grandes e desenvolvidos, porém não os deixe madurar. Você deverá fazer o plantio de novas mudas todos os anos, para sempre ter pepinos em sua horta. Veja também como plantar Couve-chinesa.

Segredos de uma horta produtiva!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações para que sua horta/pomar fique mais bonita e produtiva!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários