Como Plantar Pera

A Pera cultivada no Brasil pertence principalmente a 3 espécies, sendo Pyrus communis L.; Pyrus serotina R. – Pyrus  bretschneideri R, da família Rosaceae. Estas variedades são adaptadas ao clima temperado, com origem euro-asiático, especialmente Europa Central, China, Japão e Indonésia. A pereira é uma planta bem exigente quanto aos tratos culturais. É necessário a polinização cruzada, ou seja, uma planta irá fecundar outra planta. Geralmente a ação dos ventos faz isso, mas também acontece com a ajuda de insetos e pássaros. A pera pode ser consumida de diversas formas, tais como in natura ou em compotas, sucos e doces.

Como Plantar Pera

Onde plantar Pera

Como falamos ela prefere o clima temperado, precisando de um período de inverno, entrando assim em hibernação, além de dias claros e quentes antes da floração, de forma que a planta consiga se desenvolver bem e frutificar. Outro ponto interessante é que ela não gosta muito de locais muito úmidos ou que tenham ventos fortes e geadas.

Os solos indicados para o plantio são areno-argilosos ou argilo-arenosos, bem profundos e drenados, e deverão ficar sempre úmidos, sem contudo permanecerem encharcados. Mantenha sempre o pomar limpo, sem ervas daninhas, retirando as plantas invasoras, deixando os recursos para a planta principal.

Como conseguir mudas de Pera

Você poderá fazer uma muda em sua casa, para isso basta retirar uma semente de uma pera saudável e colocar em cima de um pedaço de filtro de café de papel, guardanapo ou papel toalha molhado, cobrindo a semente com outro pedaço do material que você utilizou. Então coloque a semente dentro de um pote plástico fechado e guarde-o na gaveta dos legumes da geladeira. Mantenha o papel úmido e com cerca de 20 dias as sementes irão brotar e você poderá transferi-las para um pote com terra.

Cuidados ao plantar Pera

Faça o plantio no seu pomar, deixando um espaçamento de 7 metros x 5 metros a 4 metros x 2 metros, ou então faça o plantio em um vaso grande e profundo. Grandes podas só podem ser feitas no período de formação da planta, ou seja, quando ela estiver se desenvolvendo, antes de iniciar a produção, e devem ser feitas para guiar o crescimento da planta. Quando adultas uma poda grande irá fazer a produção cair. A primeira poda deve ser feita quando o pé estiver com cerca de 1 metro de altura.

Quando plantar Pera

Com 3 anos após o plantio você conseguirá fazer a sua primeira colheita, que geralmente vai de dezembro a março, variando da região e da variedade. Os frutos normalmente são colhidos manualmente, quando estiverem quase maduros. Veja como plantar Abacaxi.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!