Como Plantar Pimenta

Existem mais de 20 espécies de Pimentas no gênero Capsicum, mas apenas 5 espécies geralmente são cultivadas. Os frutos possuem sabor picante e são muito utilizados em diversos países do mundo, porém nem todas as variedades irão produzir as substâncias que geram a sensação de ardência, ou então produzem em pouca quantidade, não deixando a pimenta tão picante. As variedades que não são picantes são conhecidas como pimenta doce, apesar de não terem um sabor doce. Existem variedades que são plantadas como ornamento ou com fins medicinais.

Como Plantar Pimenta

Porque a Pimenta arde?

A ardência da pimenta vem da substância capsaicina e outras relacionadas que são denominadas capsaicinoides. Essas substâncias ativam sensores nervosos, dando a sensação de calor e abrasão, por isso surge a sensação de ardência, porém não provocam queimaduras reais no corpo. Em pequenas quantidades pode-se experimentar uma certa sensação de bem estar. Isso porque o sistema nervoso central produz endorfinas como resposta ao estímulo gerado. Por outro lado ela pode facilmente produzir sensações terríveis, seja sendo ingerida ou então apenas manuseadas. Em grandes quantidades elas poderá provocar náuseas, dor abdominal e diarreia. Quanto mais capsaicina e capsaicinoides na pimenta, maior a sua ardência.

Espécies mais cultivadas de pimenta

  1. Capsicum annuum: Espécie mais cultivada do mundo. Os pimentões pertencem a este grupo de cultivares e não produzem capsaicinoides nos frutos. Existem diversos cultivares desta espécie, dentre eles destacam-se pimentões, pimenta caiena, pimenta jalapenho, pimenta banana, pimenta thai, pimenta chiltepin, pimenta guajillo, pimenta shishito, pimenta peperoncino, Peter pepper, pimenta serrano e a pimenta mulato.
  2. Capsicum baccatum: Uma forma rápida de reconhecer esta espécie são as flores, que são brancas, sendo que cada pétala têm manchas amareladas ou esverdeadas. As mais conhecidas são a pimenta dedo de moça, pimenta cumari, pimenta cambuci ou pimenta chapéu de bispo, pimenta pitanga e a pimenta Lemon drop.
  3. Capsicum chinense: Apesar deste nome científico, ela também é nativa do continente americano. Esta espécie tem um odor bem característico e possui as pimentas mais picantes. Incluem a pimenta murupi, pimenta de cheiro, pimenta de bode, pimenta biquinho, pimenta Habanero, pimenta Bhut Jolokia, pimenta Trinidad Scorpion, pimenta Scotch bonnet e pimenta Fatalii.
  4. Capsicum frutescens: Esta espécie tem frutos que crescem eretos. Vale lembrar que existem outras espécies que possuem pimentas que também crescem eretas. Aqui se destacam a pimenta malagueta e a pimenta tabasco.
  5. Capsicum pubescens: Esta espécie possui pêlos nas folhas e as sementes são escuras. É uma das pimentas mais difíceis de serem cultivadas, e aqui temos a pimenta Rocoto e a pimenta Manzano.

Onde plantar Pimenta

As pimentas costumam produzir bem em temperaturas entre 16°C a 34°C. A maior parte das pimentas são plantas tropicais ou subtropicais, crescendo bem em clima quente. A espécie Capsicum pubescens e algumas de outras espécies são adaptadas a regiões mais amenas, com temperatura abaixo dos 26°C.

Geralmente as pimenteiras não se dão bem em baixas temperaturas e geadas. Outro ponto importante para o cultivo é a umidade, por exemplo a Habanero e a Scotch bonnet preferem um clima úmido, já a Jalapeño e a pimenta caiena preferem um clima mais seco. Elas precisam de muita luminosidade, com luz solar direta.

O solo recomendado tem que ser leve, fértil e rico em matéria orgânica. As plantas devem ser irrigadas com frequência, mantendo o solo úmido, porém nunca deverá ficar encharcado. Normalmente as mudas são feitas em sementeiras ou em potes, sendo que as sementes são colocadas a cerca de 0,5 cm de profundidade. Com 7 a 15 dias as sementes irão germinar.

Como conseguir mudas de Pimenta

As sementes de pimenta podem ser semeadas diretamente no local definitivo, porém o mais comum é semear em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel. Elas devem ser enterradas a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo. As sementes também podem ser colocadas sobre algum papel absorvente, como papel toalha, sendo mantidas sempre úmidas e em local aquecido. Assim que germinarem devem ser transferidas para a terra, com muito cuidado. As mudas podem ser levadas para o local definitivo quando estiverem com 8 a 10 cm de altura.

Cuidados ao plantar Pimenta

Algumas variedades precisarão de tutoramento para crescerem e não tombarem, para isso basta amarrar as plantas em estacas de madeira ou outro material. As variedades picantes precisam de um certo cuidado na hora da colheita, por isso sempre utilize luvas para manuseá-las. Caso seja exposto a capsaicina, saiba que ela não é solúvel em água, mas sim em álcool e em óleo.

Se estiver com as mãos “sujas”, nunca toque nos olhos, nariz, boca ou outras partes do corpo sem antes limpar muito bem. Geralmente o tempo será o melhor aliado caso você esteja “sofrendo” com as dores após consumir ou manusear as pimentas picantes.

O espaçamento entre as plantas varia conforme a variedade cultivada, indo de 20 a 60 cm. As linhas de cultivo devem ficar de 60 cm a 120 cm distantes uma das outras. Diversas variedades de pimenta podem ser facilmente cultivadas em vasos, desde que eles tenham um bom tamanho. Sempre retire as plantas retire as invasoras, deixando assim os nutrientes do solo exclusivamente para a pimenta.

Quando colher a Pimenta

A colheita das pimentas costuma ser após 80 a 150 dias, dependendo da variedade e das condições de cultivo. A pimenteira poderá produzir por alguns anos, porém ela geralmente é replantada anualmente. Veja como plantar Pimenta-do-reino.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!