Como Plantar Pimentão

O Pimentão, também chamado de pimento, pertence a um grupo de cultivares de pimenta da espécie Capsicum annuum. Eles são considerados como pimentas doces, uma vez que não possuem capsaicina e outros capsaicinoides nos frutos. Tais substâncias deixam a sensação de ardência quando são consumidos.

Como Plantar Pimentão

Os pimentões podem ser colhidos verdes ou maduros. Na maior parte das variedades eles são verdes quando estão imaturos, ficando vermelhos quando amadurecem. Vale lembrar que existem diversas cores de pimentões maduros ou imaturos, incluindo laranja, amarelo, marrom-chocolate, roxo e branco. Também temos diversas variações no formato e tamanho, com frutos pequenos, grandes, quadrados, retangulares e cônicos.

Onde plantar Pimentão

O clima mais indicado para o plantio é o quente e úmido, com temperaturas variando de 18°C e 30°C. De preferência deve esfriar um pouco durante a noite. Ele se desenvolve melhor em climas mais quentes, porém temperaturas superiores a 30°C poderão diminuir a produção e o tamanho dos frutos. Em locais mais frios recomenda-se que ele seja plantado durante a época quente do ano. Uma opção é utilizar estufas para o plantio. A planta gosta muito de alta luminosidade, com sol direto. Caso a sua região seja extremamente quente, será interessante que ele seja cultivado em sombra parcial.

O solo recomendado para o plantio deve ser bem fértil, rico em matéria orgânica, bem arejado e profundo. Deixe-o sempre úmido, sem contudo ficar encharcado. O pimentão não tolera alta salinidade no solo, e isso pode ocorrer principalmente se estiver cultivando em estufas, ou então através do uso excessivo de fertilizantes químicos.

Como conseguir mudas de Pimentão

O mais indicado é que as mudas sejam preparadas em sementeiras. Quando nascem elas são bem frágeis para serem plantas diretamente no canteiro. Coloque as sementes a cerca de 0,5 cm de profundidade, e com cerca de 10 a 20 dias elas irão germinar. Espere até que tenham 10 cm de altura para fazer o transplante para o local definitivo.

Cuidados ao plantar Pimentão

O espaçamento recomendado para o plantio do pimentão é de 60 cm a 120 cm entre as linhas e de 40 cm a 60 cm entre as plantas, variando conforme as condições de cultivo e a variedade escolhida. Você pode fazer o cultivo em vasos, mas eles devem ter pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade, de forma que a planta consiga se desenvolver bem.

Procure remover quaisquer plantas invasoras da sua plantação, elas irão roubar recursos e nutrientes importantes para o seu pé de pimentão. Você também deverá fazer o tutoramento da planta, evitando assim que s frutos toquem no solo e que o pé acabe entortando ou quebrando.

Quando colher o Pimentão

Com 3 a 4 meses após o plantio você poderá iniciar a colheita, e ela irá continuar por alguns 4 a 5 meses. Em estufas a tendência é que o inicio da colheita demore um pouco mais. Em ambos os casos você deverá esperar até que os pimentões fiquem bem desenvolvidos, podendo colher ainda verdes ou então quando estiverem maduros. Geralmente o pé de pimentão é cultivado como uma planta anual, porém ele tem capacidade de ficar produzindo por alguns anos, desde que tenha boas condições de cultivo. Veja também como plantar Fava.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!