Como Plantar Quiabo

O Quiabo possui o nome científico de Abelmoschus esculentus e é uma grande fonte de vitaminas, especialmente A, C e B1, também sendo rico em cálcio, importante mineral para os ossos. Existem inúmeros pratos bem tradicionais que são feitos com o quiabo, especialmente o frango com quiabo e o caruru. Ele irá melhorar a sua pele, mucosas e visão, além de ser considerado anticancerígeno e regulador de colesterol.

Como Plantar Quiabo

Onde plantar Quiabo

Ele é cultivado especialmente em regiões tropicais, desenvolvendo-se muito bem em temperaturas maiores de 20°C. Em locais mais frios recomenda-se que ele seja cultivado em estufas. O quiabeiro precisa de uma boa quantidade de luz solar, ficando exposto por algumas horas todos os dias.

A planta precisará de um solo bem fértil e drenado, que também deve ser rico em matéria orgânica. Esse solo deverá ficar sempre úmido, sem contudo formar poças e ficar encharcado. Quando estiver grande, o quiabeiro costuma ser mais resistente a períodos de seca.

Como conseguir mudas de Quiabo

Para melhorar a germinação você deverá deixar as sementes de quiabo dentro de um pote com água, podendo ser de um dia para o outro. Após isso faça o plantio e com cerca de 7 a 10 dias elas deverão germinar. Você poderá fazer as mudas utilizando-se de copos, sacos de plástico ou pequenos vasos. Outra opção é fazer o plantio diretamente no local definitivo. Caso resolva fazer mudas, espere até elas terem de 10 a 15 cm de altura, para então fazer o plantio.

Cuidados ao plantar Quiabo

Vários produtores costumam fazer podas no quiabeiro, de forma que ele crie mais ramos ou então fique mais forte, já outros não realizam qualquer poda. Em sua casa você poderá fazer a poda, caso queira, de forma a manter o quiabeiro numa altura que você achar interessante, uma vez que algumas variedades podem ultrapassar 2 metros de altura.

Recomenda-se fazer a colheita durante a manhã, período no qual ele irá provocar menos irritações na pele, especialmente de pessoas sensíveis. Retire as plantas invasoras, evitando assim competição pelos nutrientes.

Quando colher o Quiabo

Geralmente os primeiros quiabos poderão ser colhidos entre 60 a 80 dias após o plantio, quando estarão com cerca de 10 cm a 14 cm. A colheita continua por alguns meses, desde que ele esteja sendo bem cuidado e adubado. Colha o quiabo quando ele estiver grande e brilhante, porém ainda tenro. Quando o quiabo fica maduro ele se torna muito duro e fibroso. Veja também como plantar Mandioca.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!