Como Plantar Quinoa

A quinoa ou quinua, possui o nome científico de Chenopodium quinoa. Ela é uma planta que tem origem nos Andes, onde vem send cultivada há milhares de anos. É facilmente cultivada, podendo atingir de 1 a 2 m de altura, sendo que sementes e folhas são comestíveis. As sementes da Quinoa são extremamente nutritivas, podendo ser preparadas da mesma forma que o arroz. Antes porém elas precisam ser processadas, retirando a camada superficial da Quinoa. As aves inclusive evitam comer a Quinoa, devido ao gosto amargo das sementes quando não são processadas. As folhas e pontas dos ramos também podem ser consumidas, tanto cozidas quanto cruas, mas não em excesso, pois tem uma alta concentração de ácido oxálico.

Como Plantar Quinoa

Onde plantar Quinoa

Ela suporta bem uma grande variedade de temperaturas, não sendo incomum resistirem a temperaturas baixas, próximas de zero graus durante a noite e 30°C durante o dia. Temperaturas altas durante a floração, cerca de 32°C, poderão prejudicar a polinização, dificultado a produção de sementes. Fortes chuvas também podem prejudicar a produtividade na época da colheita. A maioria das variedades se desenvolve bem em locais mais altos, com dias relativamente quentes e noites mais frias. Existem variedades próprias para regiões costeiras e diversos outros tipos de clima.

A Quinoa precisa de muita luz solar direta, não se desenvolvendo adequadamente se estiver em local sombreado. O solo preferencialmente deve ser bem profundo, fértil e rico em matéria orgânica. Isso faz com que não seja tão indicada para vasos. Ela também poderá ser cultivada em solos ácidos ou pouco férteis. As mudas devem ser bem irrigadas, com o solo ficando sempre úmido, sem contudo ficar encharcado. A planta adulta e bem desenvolvida se torna resistente a períodos de seca, diminuindo assim as irrigações.

Como conseguir mudas de Quinoa

Geralmente o plantio é feito no local definitivo. Coloque as sementes a no máximo 1 cm de profundidade no solo. As sementes germinam com certa facilidade, demorando de 3 a 5 dias apenas. Você poderá retirar algumas folhas para consumir como verdura, porém não exagere. Retirar muitas folhas irá diminuir a produção de sementes, que é o principal alvo desta plantação.

Cuidados ao plantar Quinoa

As distância das fileiras de plantio variam de 25 cm a 50 cm e entre as plantas vai de 10 cm a 30 cm. Espaçamentos menores fazem as plantas ficarem mais uniformes e menores, o que irá facilitar a colheita, especialmente se for feita colheita mecânica. Procure retirar quaisquer plantas invasoras que possam “roubar” recursos e nutrientes da sua quinoa.

Quando colher a Quinoa

Inicie a colheita das sementes de quinoa entre 90 a 180 dias após o plantio, variando conforme a variedade e as condições de cultivo. As panículas, que são os cachos onde ficam as sementes, deverão ser colhidos quando começarem a mudar de cor e as sementes a se desprenderem. Você pode pegar algumas panículas e esfregar, se as sementes saírem esteará na hora de colher. Na colheita manual você deverá retirar as panículas e colocar em local seco, esperando alguns dias, então deverá “bater” nelas, para que as sementes saiam.

Para fazer o processamento da semente, tornando-a própria para o consumo, basta deixá-las imersas na água por várias horas, trocando a água sempre que ela espumar, até que a água permaneça limpa. Essa água com espuma que é retirada poderá ser utilizada como repelentes de insetos em sua horta, basta borrifá-la sobre as demais plantas. Veja também como plantar Mandioquinha.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!