Como Plantar Rabanete

O Rabanete possui o nome científico de Raphanus sativus e é uma hortaliça que possui variedades europeias e orientais. A oriental é chamada de rábano. Iremos falar neste texto do cultivar europeu, que podem ser pequenos, grandes, redondos ou compridos, além da cor externa da raíz, que pode ser vermelha, rosa, roxa, branca, verde, preta e amarela ou creme.

Como Plantar Rabanete

Onde plantar Rabanete

Ele geralmente se desenvolverá melhor em temperaturas que variam entre 8°C e 20°C, porém existem diversas variedades adaptadas a outas temperaturas. A planta aceita tanto sol direto quanto sombra parcial, mas neste último caso deverá ter uma grande luminosidade.

Plante-o em solo bem revirado e sem pedras. Pedras e outros materiais duros irão deixar as raízes tortas e ramificadas, especialmente nas variedades que possuem raízes compridas. Outro detalhe importante é que o solo deverá ser bem fértil e rico em matéria orgânica. Ele não pode ficar encharcado e deverá ter pH maior que 5,5. A planta precisará de muita água, porém, mas como foi dito, não poderá ficar encharcado.

Cuidados ao plantar Rabanete

Você deve plantar diretamente no local definitivo da sua horta. Uma dica bem interessante é que você pode fazer o cultivo de variedades menores de rabanete entre as linhas de diversos outros alimentos, tais como alface, cenoura, pepino, abobrinha, feijão vagem, ervilha, espinafre, chicória e milho. Você também poderá fazer o plantio em potes e vasos. Variedades maiores podem ser plantadas em vasos mais profundos. Procure retirar qualquer tipo de erva daninha que pode atrapalhar o desenvolvimento da sua planta.

Quando colher o Rabanete

Os rabanetes menores tem um rápido período de crescimento, podendo ser colhidos após 25 a 30 dias, apenas. Não deixe muito tempo sem realizar a colheita, uma vez que com o passar do tempo os rabanetes irão ficar lenhosos e amargos. As variedades maiores serão colhidas com 2 a 3 meses.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!