Como Plantar Repolho

O Repolho tem o nome científico de Brassica oleracea. Eles produzem as folhas na forma de uma cabeça compacta. Existem outras plantas da espécie Brassica oleracea, como por exemplo a couve, a couve-flor e o brócolis. Existem diversas variedades de repolhos, e suas cabeças variam em tamanho, forma e cor.

Como Plantar Repolho

Existem 2 grupos principais, os de folhas lisas (Brassica oleracea Grupo capitata) e os que têm folhas crespas (Brassica oleracea Grupo sabauba). Você poderá comer o repolho cru ou cozido, sendo muito utilizado em conservas, porém você deve ter uma atenção especial com tempo de cozimento, pois o excesso irá fazer o repolho ficar com sabor e cheiros desagradáveis.

Onde plantar Repolho

Ele é uma hortaliça de clima frio, e inclusive existe variedades que suportam temperaturas tão baixas quanto -10°C, desde que sejam por curtos períodos de tempo. Por outro lado existem variedades cultivadas que se adaptam muito bem a climas mais quentes, tolerando altas temperaturas. Procure sempre escolher a variedade de repolho conforme o clima onde você irá fazer o plantio.

Períodos grandes de clima frio ou quente poderão fazer com o repolho venha a florescer precocemente. Ele precisa de muita luz solar direta. O solo precisa ser bem fértil, rico em matéria orgânica e que consiga escoar facilmente a água. Ele também deverá reter bem a umidade, sendo irrigado com frequência, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Repolho

Faça o plantio utilizando-se de sementes, que podem ser colocadas em sementeiras ou então diretamente no canteiro definitivo. Caso utilize sementeiras, faça o transplante quando as mudas atingirem de 10 a 15 cm de altura. Coloque as sementes entre 1 a 2 cm de profundidade, e com cerca de 7 dias as sementes começarão a germinar.

Cuidados ao plantar Repolho

Recomenda-se um espaçamento entre 30 a 60 cm, variando conforme a variedade escolhida e também do tamanho da cabeça de repolho que você deseja colher. Geralmente quanto maior o espaçamento, maior será a cabeça do repolho. Busque sempre eliminar as plantas invasoras, desta forma a planta terá a sua disposição todos os recursos e nutrientes presentes no solo.

Quando colher o Repolho

Com 2 a 4 meses após o plantio você poderá fazer a colheita. Esse tempo irá variar conforme a variedade e as condições do cultivo. Espere as cabeças de repolho ficarem bem formadas, firmes e compactas. Existem variedades que rebrotam após a 1ª colheita, para isso basta deixar a planta no solo, com pelo menos 10 cm de caule. Essa nova cabeça será menor que a primeira. Veja também como plantar Alho.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!