Como Plantar Rúcula

A Rúcula possui o nome científico de Eruca sativa, e pertence a mesma família da couve, couve-flor, repolho e brócolis. Ela é uma planta de ciclo anual. As suas folhas de sabor picante e amargo são consumidas em diversos tipos de receitas. Podem ser cozidas, refogadas ou cruas, e são especialmente utilizadas na preparação de algumas pizzas.

Como Plantar Rúcula

Folhas mais jovens, ou então cultivadas em locais mais frioss tendem a ser menos amargas e mais saborosas para o consumo in natura. Outra parte da planta consumida são as sementes, que se assemelham a da mostarda e podem inclusive substitui-las em algumas preparações. Foi justamente esse sabor mais picante e ardido fez com que a rúcula ganhasse um público bastante fiel.

Onde plantar Rúcula

Ela prefere climas mais frescos, com temperaturas variando entre 16 e 22°C. A rúcula acaba tendo seu desenvolvimento prejudicado em regiões onde a temperatura fica mais elevada. Altas temperaturas a fazem florescer rapidamente. Isso deixará as folhas mais duras, amargas e picantes. A rúcula consegue suportar bem temperaturas baixas, próximas de 0°C.

Plantas jovens ficariam melhor se fossem cultivadas em estufas. Especialmente se a estação do inverno seja muito rigorosa e perdure por muito tempo. Durante o outono e o inverno elas podem ser cultivadas a sol pleno, durante o dia inteiro. Já no verão é interessante que as plantas fiquem em sombra parcial, pelo menos durante as horas mais quentes do dia.

O solo para o cultivo da rúcula deverá ser fértil e rico em matéria orgânica. Ele deve ser mantido úmido, porém não poderá ficar encharcado. Excesso de água fará com que as raízes da planta venham a apodrecer. O indicado é irrigar todos os dias pela manhã.

Como conseguir mudas de Rúcula

Você pode fazer o plantio em sementeiras ou diretamente no canteiro definitivo, colocando 2 a 3 sementes em cada buraco, a no máximo 0,5 cm do solo. Deixe a semente bem na superfície, cobrindo com uma camada bem leve de terra. Elas demoram no máximo 8 dias para germinarem. Quando as mudas estiverem com cerca de 10 cm de altura faça o desbastes das plantas menores, deixando apenas as mudas mais fortes e vigorosas.

Cuidados ao plantar Rúcula

O espaçamento recomendado varia entre 15 cm a 60 cm entre as linhas e de 15 cm a 25 cm entre as plantas. Para cultivos caseiros pode-se usar um espaçamento menor, desde que o solo esteja bem nutrido e que a colheita seja feita precocemente. Pode ser facilmente cultivada em vasos e jardineiras.

Sempre retire as plantas invasoras, evitando que elas concorram por recursos e nutrientes. Em plantações caseiras você também poderá fazer o controle de pragas, retirando manualmente lesmas e caracóis.

Quando colher a Rúcula

Após 30 a 50 dias após o plantio você poderá iniciar a colheita. Escolha entre arrancar a planta inteira, de uma vez, ou então ir colhendo as folhas maiores e mais bem desenvolvidas, a medida que for precisando, fazendo com que a colheita dure por um bom tempo. Em ambos os casos a planta deverá ser toda colhida antes que tenha as flores, já que ela ficará mais amarga nesta época. A rúcula fica com 10 a 30 cm de altura, conforme a variedade escolhida, durante a época de colheita, sendo que pode atingir até 1 metro durante a floração.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!