Como Plantar Salsinha

A Salsinha ou simplesmente Salsa, é uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha. É facilmente encontrada em todos as regiões do país, porém, nada melhor do que ter alguns pés em casa para colher somente o necessário. Desta forma você sempre terá a disposição salsinhas sempre fresquinhas. Você pode ter certeza que uma salsinha recém colhida terá muito mais sabor que uma que foi cortada e ficou alguns dias até ser vendida. Ela é muito utilizada para ressaltar o sabor de diversos alimentos, tais como sopas, saladas, omeletes, suflês e carnes.

como-plantar-salsinha

Onde plantar Salsinha

Ela aguenta bem uma grande diversidade de climas, apesar de se desenvolver melhor em locais que tem clima ameno, especialmente com temperaturas variando entre 10ºC e 22°C. Locais muito quentes poderão fazer com que a salsinha floresça precocemente. Ela prefere ser cultivada em locais ensolarados ou que tenham sombra parcial. Em todos os casos não é recomendado que fique exposta diretamente ao sol, especialmente nos momentos mais quentes do dia.

A salsinha prefere um solo fértil, rico em matéria orgânica e que seja bem drenado. Caso tenha como medir, o pH ideal do solo deverá ser entre 5,8 e 7,2. Ela é muito rústica e conseguirá se desenvolver em solos mais pobres, porém pode ser que a planta fique muito bonita ou cresça rapidamente. O solo deverá estar sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

As sementes da salsinha costumam demorar muito tempo para germinarem, até 6 semanas. Para diminuir esse tempo você deverá deixar as sementes de molho em água morna, de um dia para o outro. Então faça o plantio diretamente em sua horta ou então em sementeiras.

Como conseguir mudas de Salsinha

Você poderá cultivar a salsinha em hortas ou então em vasos e jardineiras de diversos tamanhos. Procure objetos que não sejam muito pequenos, pois esse tamanho menor irá limitar o crescimento da planta. As raízes podem chegar até a 50 cm de profundidade. É recomendado que o vaso tenha de 20 a 30 cm de profundidade para que a planta possa ter um desenvolvimento pleno. Você poderá utilizar diversos recipientes alternativos para fazer sua plantação, como galões de água e garrafas pet.

Você poderá encontrar 3 tipos de salsinha, a Salsinha-lisa, Petroselinum crispum neapolitanum, que se utiliza mais dar sabor à comida, dando um sabor mais forte. A Salsinha-crespa, Petroselinum crispum que é muito utilizada para ser misturada a molhos como a maionese, dando um sabor mais suave. A Salsinha-de-hamburgo, Petroselinum crispum tuberosum, é mais cultivada na Europa.

Essa última variedade possui raízes grossas, como se fossem tubérculos de Batata-doce, e é esta parte que é utilizada para dar gosto nos alimentos. Logicamente você poderá utilizar a salsinha crespa em comidas e a lisa em molhos, nada impede. Mantenha a terra adubada, desta forma a salsinha irá se desenvolver mais rapidamente e com saúde.

Cuidados ao plantar Salsinha

A salsinha é bem rústica, não precisando de muitos tratos culturais. Basicamente você deve retiras as plantas invasoras que estejam competindo por recursos e nutrientes, assim sua planta crescerá mais forte.

Quando colher a Salsinha

Inicie a colheita das folhas de salsinha após 60 a 90 dias do plantio, quando elas tiverem cerca de 15 cm de altura. Sempre colha as folhas externas inteiras, ou seja, a folha em sí juntamente co o talo. Normalmente um pé de salsinha irá viver por 2 anos, ou seja, você terá esta planta por um bom tempo, basta cuidar bem dela. Não confunda a salsinha com o Coentro.

Segredos de uma horta produtiva!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações para que sua horta/pomar fique mais bonita e produtiva!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários