Como Plantar Serralha

A Serralha possui o nome científico de Sonchus oleraceus, e é uma planta de saber forte e amargo, que normalmente é consumida cozida ou então refogada. Ela possui sementes que são carregadas pelo vento, fazendo com que a planta se propague rapidamente, além disso ela cresce rapidamente e é muito resistente, fazendo com que ela se tornasse uma planta invasora em diversos locais, inclusive em terrenos abandonados, junto a muros, pastagens e plantações de outros alimentos.

Como Plantar Serralha

Onde plantar Serralha

Ela se desenvolve melhor em climas mais frescos, desde que não aconteçam temperaturas extremas. Ela precisará de algumas horas de luz solar, diariamente, para que se desenvolva bem. O solo para o plantio deve ser fértil e rico em matéria orgânica, ficando sempre úmido, sem contudo ficar encharcado.

Como conseguir mudas de Serralha

Você poderá fazer o plantio em sementeiras ou no canteiro definitivo, colocando-a a cerca de 1 cm profundidade. Caso faça mudas, espere com que elas tenham pelo menos 4 folhas verdadeiras bem desenvolvidas. Deixe cerca de 30 cm de distância entre as plantas. Você também poderá fazer o plantio em vasos e jardineiras.

Como falamos, a serralha costuma ser comum em diversas plantações e pastagens. Em algumas oportunidades a sua presença poderá ser tolerada, uma vez que ela poderá servir de alimento para os seres humanos e também para animais, como porcos e ovelhas, que gostam da planta. Você também poderá fazer o plantio dela nas entrelinhas de outros cultivares, como de cebola, tomate ou milho.

Cuidados ao plantar Serralha

Sempre que tiver plantas invasoras você deverá retirar, uma vez que elas irão roubar os nutrientes do solo. Ela é uma planta muito rústica, que se propaga facilmente. Geralmente não será muito difícil cultivá-la.

Quando colher a Serralha

Você poderá fazer a colheita da planta a qualquer momento, mas de preferência antes dela florescer. Caso faça a colheita apenas da parte aérea, sem arrancar as raízes, fará com que a serralha rebrote, gerando uma nova colheita. Com 2 meses de plantio você poderá iniciar a colheita das primeiras folhas, escolhendo sempre as mais desenvolvidas, mantendo-se por alguns meses.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!