Como Plantar Taioba

A Taioba possui o nome científico de Xanthosoma sagittifolium, sendo confundida diversas vezes com uma planta chamada taro. Também é conhecida erroneamente por esse nome em alguns locais. Popularmente é chamada como orelha-de-elefante, especialmente quando é cultivada para ser planta ornamental.

Como Plantar Taioba

A taioba é uma planta pouco conhecida, sendo mais consumida na região sudeste do país. Ela é nativa das América Central e do Sul. Faz parte de um grupo de hortaliças não convencionais, mas que aos poucos vem ganhando a mesa de mais pessoas. As folhas são muito ricas em vitamina A, tendo inclusive mais do que na cenourabrócolis e espinafre.

Onde plantar Taioba

Ela prefere climas quentes e úmidos, com temperaturas sempre acima dos 25°C, já que é sensível a geadas e fica com o desenvolvimento comprometido em ambientes com temperaturas abaixo de 15°C. Pode ser cultivada tanto a meia sombra quanto com luz solar direta.

O solo para o correto desenvolvimento da taioba deverá ser fértil e rico em matéria orgânica, não podendo ser compactado ou muito argiloso. A taioba consegue sobreviver bem em terrenos mais encharcados, porém não é o mais indicado para o cultivo. Quando estão adultas podem passar por certos períodos de seca.

Como conseguir mudas de Taioba

O cultivo da planta é feito através de mudas, no caso dos rizomas que são obtidos de plantas maduras. Ela também solta diversos rebentos laterais, que podem ser retirados e plantados. Coloque-os na terra, entre 6 a 10 cm de profundidade, deixando um espaçamento de 80 cm entre as linhas de plantio e entre 40 a 50 cm entre as plantas.

Cuidados ao plantar Taioba

Procure deixar o local de cultivo limpo, retirando plantas invasoras que estejam competindo com nutrientes. Costuma-se deixar diversos tipos de restos de outras culturas, como por exemplo palha de milho, fazendo assim com que a umidade do solo seja preservada. A taioba é uma planta bem rústica, que tolera bem diversas pragas e doenças, porém a broca-dos-rizomas pode ser um problema, já que ela constrói galerias na planta, fazendo com que ela apodreça.

Quando colher a Taioba

Após 60 a 75 dias do plantio você conseguirá colher as primeiras folhas de taioba, que geralmente são consumidas refogadas ou cozidas. No Brasil não é tão comum, mas você poderá utilizar os cormos da planta (rizomas) na alimentação, que muitas vezes são confundidos com o inhame, tornando-se em uma boa fonte de carboidratos.

Lembre-se que eles devem ser cozidos ou assados, pois na forma crua irão te deixar com uma grande irritabilidade nas mucosas. Desenterre os cormos com cuidado, evitando ferir a planta, pois isso irá apressar a sua deterioração. Saiba que você pode ir colhendo as folhas a medida que for consumindo, porém isso atrapalha o desenvolvimento do cormo. Plante a taioba e tenha em mente qual parte você deseja consumir. Lembre-se de sempre cozinhar a taioba ou o cormo, ou seja, nunca coma esta planta crua.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!