Como Plantar Tomate

O Tomate, possui o nome científico de Solanum lycopersicum, sendo que anteriormente era conhecido como Lycopersicum esculentum. Ele é um dos frutos mais consumidos e cultivados em todo o mundo. Possui diversas variedades com diferentes formas, tamanhos, cores e sabores. A planta é nativa dos Andes, sendo cultivado na Europa no século XVI, especialmente como planta ornamental nos jardins.

Como Plantar Tomate

No início evitava-se comer os tomates. A planta faz parte da família das solanáceas, por isso as folhas e os caules do tomateiro contêm alcaloides tóxicos. A tomatina e a solanina estão presentes até mesmo nos frutos verdes, porém em menores quantidades. Geralmente os frutos verdes não causam intoxicação nos seres humanos, a não ser que sejam consumidos em excesso. O tomate maduro não possui nenhuma destas substâncias nocivas.

Como falamos, existem diversos tamanhos de tomate, variando de cerca de 5 mm de diâmetro até os grandes com mais de 10 cm de diâmetro. Existem cultivares arredondados, ovalados, oblongos, angulosos, com formato de pera e tomates ocos, que lembram pimentões. Normalmente eles ficam vermelhos quando estão maduros, porém existem tomates amarelos, laranja, rosados, brancos, creme, roxos e até mesmo tomates que continuam verdes quando estão maduros.

A maior diferença entre os tomateiros está na forma de crescimento. Existem alguns cultivares que formam moitas e produzem os frutos em um determinado espaço de tempo. Já outros cultivares possuem ramos que continuam crescendo por vários metros, sendo necessário que sejam “tutorados”, ou seja, que se coloque algum tipo de guia para os ramos, uma vez que eles continuam produzindo frutos enquanto estão crescendo.

Tem-se o registro de um tomateiro que alcançou quase 20 metros de comprimento. Existem algumas plantas que são um meio termo, crescem mais que as variedades que formam moitas, porém não ficam muito grandes. Também existem variedades anãs.

Onde plantar Tomate

Os pés de tomate não se desenvolvem bem com temperaturas muito baixas, como 16°C durante o dia. Altas temperaturas, acima de 27°C, também atrapalham. Tais temperaturas irão atrapalhar a taxa de germinação das sementes, o desenvolvimento da planta e a formação dos frutos. Geralmente ele irá se desenvolver plenamente com temperaturas diurnas entre 20°C e 26°C. Em locais mais frios ou sujeitos a geadas costuma-se fazer o plantio do tomate em estufas.

O tomateiro prefere uma baixa umidade do ar, uma vez que alta umidade favorece o surgimento de doenças e pragas. Eles também preferem alta luminosidade, com luz solar direta por algumas horas. O tomateiro é bem tolerante aos tipos de solos, evitando-se apenas os argilosos ou que tendem a ficar encharcados. O ideal é que o solo seja bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7. Outra forma de cultivar é através de sistemas hidropônicos e aeropônicos. O solo deverá ficar sempre úmido, mas sem permanecer encharcado.

Como conseguir mudas de Tomate

As sementes podem ser plantadas em sementeiras ou algo semelhante. Saquinhos de papel ou plástico são muito utilizados, assim como diretamente no local de plantio definitivo. Elas devem ficar a cerca de 1 cm de profundidade, semeando de 2 a 5 sementes em cada local, deixando depois a mais vigorosa.

Cuidados ao plantar Tomate

O espaçamento entre as plantas varia conforme a variedade e condições de cultivo, variando de 50 cm até 1,60 metros. Você poderá plantar alguns tomateiros em vasos, jardineiras, cestas suspensas, sacos plásticos com terra e outros tipos vasos, mas lembre-se de escolher cultivares de acordo com o recipiente disponível.

Diversas variedades de tomate irão precisar do tutoramento, que nada mais é que amarrar a planta a uma cerca ou vara, sendo necessário mais de 2 metros para fazer essa amarração. Busque sempre retiras as plantas invasoras, elas ficam concorrendo por recursos e nutrientes com a planta cultivada, podendo diminuir o seu desenvolvimento.

Quando colher o Tomate

Normalmente com 7 a 8 semanas após o plantio de variedades que formam moitas e com 10 a 16 semanas para cultivares de grande porte você começará a colher os primeiros frutos. Recomenda-se esperar que o fruto amadureça ainda no pé, de forma que quando ficam totalmente maduros ficam com uma grande concentração de açúcares. Em boas condições eles podem ficar produzindo frutos por alguns anos, embora essa não seja uma prática comum em plantações comerciais.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!