Como Plantar Tomilho

Existem diversas variedades de Tomilho, sendo que a mais comum e cultivada é o Thymus vulgaris, também chamado de Tomilho comum. Existem outras espécies que são cultivadas, e são utilizadas como condimento ou erva medicinal. A planta possui um óleo essencial que é extraído, rico em timol. Essa substância é um excelente anti-séptico, muito utilizado em problemas pulmonares e como estimulante digestivo. É uma planta presente do oeste da Europa até o sudeste da Itália.

Como Plantar Tomilho

As espécies mais comuns de Tomilho são:

  1. Thymus vulgaris: A planta atinge de 15 a 50 cm de altura e possui folhas pequenas e aromáticas. Seu uso principal é como erva medicinal e condimento alimentar, sendo cultivada a milhares de anos;
  2. Thymus citriodorus: Mais conhecido como tomilho limão ou tomilho cítrico. É uma planta perene, que geralmente fica entre 10 a 35 cm de altura. Além dos usos como condimento e erva medicinal, este também é muito utilizado para se fazer chás. Existem diversas variedades de cor das folhas e aromas.
  3. Thymus herba-barona: Conhecido como tomilho alcarávia, pois seu aroma é semelhante ao da planta citada. Esta variedade atinge de 10 a 25 cm de altura, sendo utilizada como condimento.
  4. Thymus praecox: Chamado de tomilho rastejante, é muito plantado como forma de ornamento, mas também é utilizado como condimento ou erva medicinal. Fica com somente 10 cm de altura e também existem inúmeras subespécies deste tomilho.

Onde plantar Tomilho

O tomilho é muito resistente, podendo ser plantado em praticamente qualquer clima “normal”. Ele tolera bem temperaturas baixas e altas. Irá se desenvolver bem em temperaturas que variam de 4°C a 28°C, porém suportam temperaturas menores ou maiores. Vale ressaltar que eles não são fãs de alta umidade, e isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento.

Eles gostam de luz solar direta, sendo recomendado pelo 5 horas diárias. Escolha um solo leve, bem drenado e que seja fértil. Vale lembrar que ele irá crescer em solos mais pobres, sendo relativamente fácil seu cultivo em solos arenosos ou pedregosos. O solo deverá ser mantido levemente úmido, sem ficar encharcado. Não tem problema caso o solo fique seco por um período pequeno, já que umidade em excesso prejudicará o seu desenvolvimento.

Como conseguir mudas de Tomilho

Existem 2 formas principais de se propagar o tomilho: por sementes ou por estaquia. As sementes é a pior escolha, já que exige grande tempo para o desenvolvimento da planta e colheita. Outro dificultador é que algumas variedades dificilmente produzem sementes. Caso faça o plantio por sementes, dê preferência utilize uma sementeira, transplantando as mudas quando estiverem com 4 pares de folhas. Com 7 a 20 dias elas começam a germinar.

O plantio por estaquia, que consiste em cortar ramos adultos e saudáveis da planta, é o método mais indicado. A estaquia fará com que os pés de tomilho sejam idênticos a planta mãe, além disso poderão ser colhidos mais rapidamente. Você deverá cortar os ramos e deixar metade dele dentro de um pote com água, quando estiver bem enraizado basta fazer o transplante para o local definitivo.

Você também pode por os ramos diretamente na terra, mas terá que manter o local bem úmido por pelo menos 1 mês. O pé de tomilho sobrevive e produz por vários anos, porém você deverá renovar a sua plantação a cada 2 ou 3 anos, evitando que os pés fiquem “lenhosos”, e diminuição da produtividade.

Cuidados ao plantar Tomilho

Ele pode ser facilmente cultivado em vasos ou jardineiras, lembrando que se for plantar vários pés, deverá seguir um espaçamento entre as plantas de 15 cm a 20 cm. É indicado adubar a planta, 1 vez por mês, podendo ser com esterco de boi ou aves, ou então com alguma fórmula comercial. Sempre retire as plantas invasoras, deixando todos os recursos do solo para a planta principal.

Quando colher o Tomilho

Com 60 a 90 após o plantio o pé de tomilho deverá estar bem desenvolvido, desta forma você poderá iniciar a colher as folhas, porém recomenda-se que espere até a planta florescer, uma vez que a concentração de óleos essenciais estará no auge. Você também poderá utilizar as flores para preparar diversos pratos. Geralmente as folhas do tomilho comum são secas, pois o sabor fica mais concentrado. Os ramos devem ser colocados em um local seco, bem ventilado e sem incidência de luz solar direta, até secarem bem. As folhas de tomilho limão geralmente são utilizadas ainda frescas e o tomilho alcarávia pode pode ser utilizado dos dois modos. Veja também como plantar Cominho.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!