Como Plantar Uva

A Uva pertence a família botânica Vitaceae. Nem todo mundo sabe, mas as uvas utilizadas para a fabricação de vinho nem sempre são das mesmas variedades das que são cultivadas para o consumo in natura. Desta forma, quando você for escolher a espécie a ser cultivada em sua casa, procure saber para qual finalidade ela é indicada. As uvas possuem diversas propriedades que ajudam a nossa saúde! Protegem o sistema circulatório e também o coração, além disso é considerada como antioxidante e anti-inflamatória.

Como Plantar Uva

Onde plantar Uva

A videira tem preferência por ser cultivada em locais que possuem clima mediterrâneo. Mas também conseguem se adaptar a variadas condições climáticas. De qualquer forma ela irá preferir temperaturas variando de 15 e 30 graus. Tais temperaturas influenciam em diversos fatores, tais como: processo de fotossíntese, produtividade e a duração dos dias entre floração e colheita, período que deverá ter muita luminosidade.

O solo para o plantio deverá ser bem leve e fértil, podendo ser calcário. Na verdade ela se dá bem em diferentes tipos de solos, desde que não fiquem encharcados. É recomendado que a plantação seja irrigada, mantendo o solo sempre úmido, sem ficar encharcado. Isso garante uma maior produtividade e qualidade.

Cuidados ao plantar Uva

A uva é uma planta trepadeira. Será necessário que ela tenha algum tipo de suporte para a sustentação dos ramos. Um tipo de suporte chama-se latada ou pérgola. Nele a videira é conduzida horizontalmente, a cerca de 2 metros de altura do solo. Nesse sistema a videira tende a ter uma produção maior, porém ela dá mais trabalho para ser mantida.

A outra forma de sustentação é a espaldeira. Nele a planta é conduzida na vertical, próxima ao solo, numa estrutura semelhante a de uma cerca. Veja mais detalhes dos sistemas de suporte neste link aqui e confira na imagem abaixo os 2 modelos de sustentação bem como das podas que devem ser feitas.

Podas de Parreira

Como conseguir mudas de Uva

Se for fazer um pequeno plantio em sua casa, procure comprar mudas de variedades mais comuns, como a niágara e a isabel. Elas são mais resistentes a pragas e doenças, além de se adaptarem bem a locais pequenos. Você pode fazer o plantio de uvas através de sementes, porém o processo é bem longo. Pegue as sementes e lave-as bem, em seguida coloque-as em um local com papel toalha molhada ou areia úmida. Coloque-as na geladeira por 2 a 3 meses, mantendo-as úmidas.

No início da primavera você poderá retirar as sementes da geladeira e fazer o plantio. Utilize preferencialmente sementeiras ou vasos adequados, mantendo-as em locais mais quentes, com pelo menos 20ºC ao longo do dia. Deixe a terra úmida e com cerca de 30 a 60 dias as sementes começarão a brotar. Os espaçamentos mais comuns em plantações comerciais vão de 2 x 2 metros até 3 x 3 metros, variando conforme a variedade cultivada, sistema de condução da planta e condições de clima e manejo.

Cuidados ao plantar Uva

A uva necessitará de algumas podas, como a poda de formação, que é feita nos primeiros 2 a 3 anos da planta, onde busca-se deixar apenas os galhos mais fortes e sadios, que irão sustentar e estruturar a planta, ou seja, a sua copa ficará no formato que você desejar, garantindo uma maior produção. Nesta fase você não precisa ter dó, ou seja, se o galho estiver fraco ou pouco desenvolvido ele deverá ser retirado.

Nos demais anos após a colheita você deverá fazer a poda, deixando apenas os galhos novos, mantendo 2 a 3 gemas em cada um. A poda de frutificação, produção ou de inverno, deverá ser feita entre o final de julho e começo de setembro, época em que as folhas da videira caem. Corte os ramos fracos, doentes ou que tenham em excesso, e neste último caso, se o ramo estiver forte, deixe de 1 a 3 gemas nele.

Quando colher a Uva

A colheita da uva irá começar após 85 a 200 dias do início das podas, variando conforme intensidade luminosa e a temperatura do local de plantio. Existem diversas possibilidades para consumir a uva, desde in natura a sucos, doces, geleias e logicamente o vinho. Veja também como plantar Maracujá.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!