Como Plantar Vagem

A Vagem, também conhecido como feijão-verde ou feijão-de-vagem, são cultivares de feijão comum, possuindo o nome científico de Phaseolus vulgaris. Estes feijões possuem as vagens macias e com poucas fibras, podendo ser consumidas cozidas ou refogadas, mas nunca cruas. Elas contêm fitohemaglutinina, uma lectina tóxica, mas que desaparece com o cozimento. A vagem está presente em diversos pratos de nossa culinária e poderá ser cultivada facilmente em sua casa. As principais variedades são o feijão-de-vagem macarrão, mimoso e maravilha.

Como Plantar Vagem

Onde Plantar Vagem

Ele prefere regiões com temperatura que variam, em média, entre os 20°C e 25°C durante todo o ciclo da planta, conseguindo tolerar por alguns períodos temperaturas entre 16°C e 30°C. Outro ponto importante é que a planta gosta de muita luminosidade, precisando ter acesso a ela por pelo menos algumas horas durante o dia, ou seja, evite áreas muito sombreadas.

O solo para seu plantio deverá ser fértil e rico em matéria orgânica. Assim como outras leguminosas, a vagem forma uma simbiose com bactérias conhecidas como rizóbios ou rhizobium, fixando o nitrogênio do ar no solo, conseguindo o nutriente para seu desenvolvimento e deixando o solo mais ricos. Mantenha o solo úmido, sem contudo formar poças ou ficar completamente encharcado.

Como conseguir mudas de Vagem

O plantio pode ser feito diretamente no local definitivo de plantio, já que a germinação é bem simples. Coloque as sementes a uma profundidade de 2 a 4 cm, no máximo, cobrindo com solo macio. Você também poderá germinar as sementes para fazer o plantio. Basta deixá-las dentro de um pote com água, da noite para o dia, escorrendo a água em seguida. Então coloque as sementes em um local úmido, como por exemplo em cima de um papel toalha molhado, e aguarde alguns dias. Lembre-se apenas de manter o local úmido, fazendo o transplante das mudas assim que elas começarem a germinar.

Também é possível fazer o cultivo em vasos e jardineiras de diversos tamanhos. Existem variedades de vagem que são trepadeiras, por isso precisarão de tutoramento para crescer e produzir, podendo ser varas de bambu, estacas, cercas e treliças com cerca de 2 metros de altura. Já outros são mais baixos, formando moitas que não precisarão desta ajuda. Muitos produtores colocam pequenas escoras para a planta ficar apoiada, evitando assim que ela entre em contato com o solo.

Cuidados ao plantar Vagem

Procure sempre retirar plantas invasoras que possam estar roubando nutrientes e recursos da planta principal. A vagem pode ser plantada juntamente com outras hortaliças, tais como milho, pepino, rabanetenabo, além de ser usada como rotação de culturas que são resistentes ao calor, tais como cenoura, tomate e batata.

Quando colher a Vagem

Após 50 a 90 dias do plantio será possível fazer a colheita, dependendo da variedade plantada e também das condições de cultivo. Espere até que as vagens fiquem bem desenvolvidas, tenras e firmes, mas ainda com sementes imaturas. As vagens vão ficando duras com o passar do tempo, a medida que os feijões em seu interior vão se desenvolvendo, perdendo assim o propósito da planta, que é o consumo das vagens e sementes imaturas.

Deixe a sua opinião

Comentários

[yasr_visitor_votes]

Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!